quinta-feira, 25 de março de 2010

Maura Moreira

http://www.youtube.com/watch?v=1SRxtwJSizU

Wesendonk Lieder

Musica : Richard Wagner

Contralto: Maura Moreira
Symphonieorchester Innsbruck :Robert Wagner

Imagem: Schmerz (1909) Lasar Seggal

SEGUE ABAIXO UMA CRÍTICA PUBLICADA EM UM JORNAL DE COLÔNIA,TRATA-SE DE UM CONCERTO ACONTECIDO EM 1979 ,COM VÁRIOS CANTORES DA ÉPOCA,ALGUNS MUITO RENOMADOS! ESSA FOI POSTA POR INTEIRO, PARA QUE TODOS TENHAM A DIMENSÃO DO EFEITO QUE MAURA MOREIRA CAUSAVA!

"Sem maquiagem, sem costumes e sem cortina, os membros da Ópera de Colonia apresentaram, no foyer do teatro,cantos de primavera de seus países natais e ofereceram dessa forma inconvencional uma agradável noite. Do "Querido Maio" de Mozart, passando por expressões de sentimentos primaverís flamengos e holandêses, até o trivial Old Kentucky Home, tudo esteve representado que consegue rimar coração e dor, amor e instinto, sol e prazer.


Os cantores, transplantados do grande palco a um espaço intimista, adaptaram-se à mudança climática de forma desigual. O tom foi exuberante em Camillo Meghor e Susanne Heyng, e também Thomas Thomaschke e Matthias Hölle cantaram com um volume que às vezes alcançou os limites do tolerável.


Muito agradável foi porém a leveza melancólica dos três cantos folclóricos húngaros executados por Edith Kertész-Gabry, em arranjos de Kodaly. Aqui conservou-se muito do sentimento nacional, apesar da técnica vocal treinada.


O coroamento da noite de canções foi a cantora brasileira Maura Moreira: a lenda da planta de amor Tambatajá e do pássaro de amor Uirapuru deram origem a um espetáculo pirotécnico, temperado por um girar de olhos apaixonados e de géstica envolvente."

2 comentários:

Fala que eu te escuto...