quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MILAGRES DA VIDA E DO CAMINHO DE SANTIAGO!

Aprendi que Milagres säo leis da fisica que ainda näo consequimos compreender,
eu pelo menos näo, mas será esta informacäo verdadeira?
Näo sei mas eu presto testemunho que sei que eles existem SIM.
Fui por duas vezes á Santiago de Compostela na Espanha!

Lembrei me agora de um ditado que diz:

*O que acontece uma unica vez, talvez nunca mais aconteca…
*Mas o que acontece por 2 vezes, com certeza vai repetir uma 3°.

Gostaria talvez de fazer o caminho portugues, ainda nem täo conhecido como o “famoso” divulgado pelo Paulo Coelho em seu conhecido livro.

Em alemäo, o caminho chama se Jakobweg;” o caminho de Jacó”…

É muito emocionante a história de como o apostólo Tiago foi parar na Espanha, aliais, nos cafundós da ESPANHA…depois conto aqui, história, estória ou lenda, fica a seus critérios.

Além disto pelo caminho rico em mistérios, nuances, simbolos, temos regras, segredos e as mistériosas Conchinhas que encontramos, elas sim,lindas simbolo da cidade de Santiago e do caminho…
Fora as feridas que ficam no corpo, lobos selvagem, caes furiosos pastores de ovelhas, a coisa éna base mesmo de pernas para quem te quero,
AI GENTE; EU TENHO HISTÓRIAS PARA CONTAR;
PODEM TER CERTEZA DISTO.
Voltando ao Milagre, quando estava caminhando saindo de “Roscanvalles “ nos Pireneus Franceses, encontrei me com muitos peregrinos de todo O MUNDO e a gente sempre acaba falando,criando uma intimidade o que é normal neste caminho e falando de outras pessoas que conhecemos pela estrada afora
É assim é a história, conversa vai, conversa vem, tanta gente engracada e divertida…
Muitos a busca daquela palavrinha pequena que eu as vezes eu esqueco: FÉ!
Outros em procura de Milagre!
Outros como eu, a procura de MIM MESMO…

Bem, na mesma época que estive por la, estava andando pelo caminho um BISPO BRASILEIRO, aliais, o ARCEPISBO EMÉRITO DA PARAIBA, que resolveu comemorar seus 80 anos de vida fazendo o caminho na mesma data que também comemoraria 50 anos de bispado….

A história correu o caminho inteiro,chegou aos meus ouvidos ja acima de Bilbäo onde parei para ver o LINDISSSIMO GUNGENHEIM(eu sei que escrevi errado o nome do museu, to nem ai) …recomendo- anotem ai na sua próxima viagem a Espanha.

O Bispo e seus secretarios, todos padres que ele escolheu por causa da sua festa,
Selecionados um a um por ano de bispado, ou pelo dia da ordenacäo, ou sejam eu pelo menos conheci 5 que faziam o caminho com Dom José.

eles chegariam para uma MISSA ESPECIAL na cathedral de Santiago e com direito ao uso dos seus famosos “BOTAFUMEIROS” = os incensários que em Santiago,
SÄO ENORMES;
GIGANTES E FAMOSOS,
PS: nem na capela Sistina vc verá algo täo monumental quanto naquela igreja.
Pronto; todo mundo apressou o passo…

QUEM PODE SE DA AO LUXO DE NÄO ASSISTIR O USO DOS “BOTAFUMEIROS “MAIS FAMOSOS DO MUNDO?

Chegamos a cidade…
CHEGAMOS NA DATA DA MISSA
ESTAVAMOS LA E ASSISTIMOS O SHOW DOS BOTAFUMEIROS, que em outra situacäo säo usados apenas na visita DE CHEFES DE ESTADOS; REI DA ESPANHA E NO DIA DE SANTIAGO DE COMPOSTELA; OU MEDIANTE A UMA GENEROSA CONTRIBUICÄO DE ALGUNS EUROS, falamos de ALGUMAS CENTENA DELES…

Cada botafumeiro precisa de pelo menos 10 HOMENS para maneja los…

E LA ESTAVA EU…
Assisti tudo como podem ver nas fotos…

PS: O bispo emérito da Paraiba, o CARDEAL JOSÉ MARIA PIRES, foi o fundador da pastoral do negro, mineiro de Belo Horizonte
O Milagre:
EX PADRE EM GOVERNADOR VALADARES;
DIRETOR DA ESCOLA IBITURUNA E
EX PROFESSOR DO MEU PAI…

Ter encontrado este homem naquele lugar e naquela ocasiäo, foi para mim a CERTEZA que existe em algum lugar do Mundo algo acima da minha capacidade de compreensäo.
Depois liguei para meu pai, a quem nunca tive uma AMIZADE como deve se ter de PAI COM FILHO e lhe agradeci por tudo que ele me fez.
Descobri que fiz todo o CAMINHO por ele…
Como sabem, vc nunca faz o caminho para você, porém para outra pessoa…
Eu descobri isto la… e vem comigo por esta cidade MISTICA…

Com vcs SANTIAGO pelo Moa…

PERDIDO POR VIGO? um por de SOL LINDO com direito a golfinhos por ai!
tipico Bolo de Santiago....
AQUI TERMINA A VIAGEM!
Como podem perceber, eu gosto desta foto!
Duas baianas que encontrei que näo suportavam alberque como eu....rsrssrsr, enfim, a filha veio abracar a mäe que estava no caminho a procura de si mesma!
Conta a lenda que o Cajado te escolhe e näo vice versa!
Dom José Maria Pires e eu!
ALGUEM QUE CONHECEU MINHAS ORIGENS...
DURANTE A MISSA; DETALHE PARA O BOTAFUMEIRO; AS CORDAS QUE SEGURAM; ELES VOAM DENTRO DE TODA A CATEDRAL...UMA VIAGEM MISTICA E MÁGICA PS: Eu näo sei se chama incensário mesmo ou como é o nome em Portugues

A IGREJA ESTAVA LOTADA NESTE DIA...era meu dia também!
GÓTICA; LINDA E RICA EM ADORNOS E HISTÓRIAS
EU NA FRENTE DA CATEDRAL DE SANTIAGO!
E A VIDA CONTINUA!
Entre a fé e o Milagre, PAUSA para se divertir pelo caminho
Dia de ficar bonito, pelo menos 2 sapatos se foram, roupas todas no lixo, enfim...outro Moa...um dia posto, o antes e depois dos meus pés...
Este padre eu conheci no Caminho, ele é alemäo de Köln, veja só!

2 comentários:

  1. Show de bola tudo!!! Textos e fotos!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Moacir Jardim voce é muito bom de prosa. Seu texto é tudo o que o Ganso já dissse. Imagino que escever te deixa feliz, né? Aguinaldo Slva, Paulo Coelho, Danuza Leao, Erico Veríssimo, Jorge Amado, entre outros, sao exemplos de brasileiros que me inspiram a ler Agora Moacir Jardim tá se juntando a essa minha turminha.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto...