sábado, 10 de outubro de 2009

Eu também tive uma MÄE PRETA...


Ontem.. me lembrei da Dona Maria Diogo- uma maravilhosa NEGRA que me amamentou quando crianca…


Ela era minha mäe de leite, você ja ouviu falar de MÄES DE LEITE?
Parece uma expressäo da Senzala e é mas de um significado infinito…
mamäe näo pode me amamentar e procurou dona Maria, uma senhora que era lavadeira la no nosso bairro em Governador Valadares.
Uma das lembrancas que jamais me esqueci e espero nunca me esquecerei foi quando tive cachumba e depois pneumonia e todas aquelas doencas de criancas , (eu fui muito doente)..

frágil demais! ATÉ HOJE... :)

Mamäe me levou varías vezes para Dona Maria me BENZER….
ela era LINDA!

Posso fechar meus olhos agora e vê la com aqueles cabelos BRANCOS como a NEVE, a pele cansada e negra, as mäos imensas e os dentes lindos, algumas vezes deitada na sua cama com cortinado AZUL, ela levantava as vezes ia ao FILTRO DE BARRO BATIDO e colocava alguma água numa caneca de metal e dava para gente beber, também pegava um galho de Arruda ou uma erva qualquer e comecava seu ritual mágico de MÄE; RAINHA; SACERDOTISA..!

Uma vez ,com meu amigo Roniere fomos a casa dela e seguimos Dona Maria,
ela sempre saia a noite e o que vimos nos deixou muito impressionados…
Ela de BRANCO dancando num ritual hipnótico ao som dos atabaques hiptnoticos...

Anos depois descobri aquela danca no CANDOMBLÉ

uma religiäo fascinante e ainda hoje um pouco desconhecida por mim….
Dona Maria hoje com certeza esta numa outra esfera cuidando de todos os filhos que deixou nesta vida!

Com certeza de mim também.
Minha mäe PRETA….
saudades da senhora…



A SUA BENCÄO MAEZINHA QUERIDA!



Dona Maria morreu da forma como viveu, bem simples...


ainda hoje quando visito Governador Valadares sempre dou um jeito de esbarrar na sua filha de sangue MARLUCIE...


Dona Maria viveu num casebre doado por uma grande figura que tive a honra também de conhecer, seu Joäo...


um elegante homem que sempre saia de terno BRANCO de LINHO com calca da mesma cor, bem passada e engomada, também com sapatos sempre engraxados..um verdadeiro MALANDRO DA LAPA ou MELHOR UMA RÉPLICA DO ZÉ PILINTRA...


Seu Joäo era de uma generosidade tremenda...grande jogador de Poquer como meu pai...muitas vezes vi os dois juntos conversando...


ME DEU SAUDADES DA MINHA INFÂNCIA AGORA...


Para que, que a gente CRESCE?


Me responde ai?

Um comentário:

  1. Nossa, Moa!Que lindo... Eu não tive uma mãe preta mas compreendo totalmente o que vc sente...Vc viu meu outro comentário? Tá no post da Lenita. Bjs pra ti e ótimo sábado.

    Katia Moraes

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto...